terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Blog Nossos Romances publicou a primeira entrevista comigo sobre
"A Escolha de Cada Um"
.

07/09/2010

Entrevista com Regina Monge

Postado por Lili |

Assim que li o livro"A Escolha de Cada Um" da autora Regina Monge, fiquei com vontade de conhecer mais sobre o seu livro, a sua vida e seus próximos projetos... E sem perder muito tempo convidei a Regina para responder algumas questões que elaborei exclusivamente para ela! Então vamos a entrevista...


Nossos Romances: Primeiramente gostaria que contasse um pouco sobre você, sua formação e quando começou a escrever?

Gostaria de dizer, antes de mais nada, que é um prazer poder conceder essa entrevista ao blog Nossos Romances e compartilhar um pouco da minha vida com todos os seguidores.
Eu sou de uma pequena cidade, no interior de São Paulo, chamada Águas de São Pedro e estou aqui na capital há mais de 20 anos. Sou formada em Comunicação com especialização em Produção Editorial, tenho uma especialização em Propaganda e um MBA em Marketing e, recentemente, fiz uma extensão em História e Linguagem do Cinema. Na adolescência, comecei a esboçar minhas primeiras poesias e depois não escrevi mais. Desde que cheguei em São Paulo, minha vida foi de muito trabalho e só recentemente retomei essa antiga paixão pela produção literária.

Nossos Romances: O que os leitores podem esperar ao lerem o seu livro "A Escolha de Cada Um"?

Esse é um projeto pelo qual tenho muito carinho, pois a primeira parte da história veio em minha mente no ano de 1991 e eu a registrei em páginas datilografadas que guardo amareladas até hoje. Mais de uma década depois, em 2002, veio a inspiração da segunda parte do livro, ainda com o final em aberto e que, também, foi registrada. Somente em 2008 comecei a escrever esse projeto e, em 2010, após negociar a publicação com a Novo Século Editora, foi que o reescrevi totalmente.
O leitor vai encontrar um personagem inédito “um livro” com sentimentos e ambições humanas iguais as nossas, com a diferença que Ele luta por elas até se sair vitorioso. Na segunda parte do livro, o leitor vai conviver com o conteúdo desse personagem e conhecer a história de Anna, que possui quase tudo na vida, exceto a felicidade de viver um grande amor, mas que o destino dá um jeito de colocar em seu caminho uma grande escolha e possibilidade de mudança. Vou parar por aqui, para que vocês tirem suas próprias conclusões. Tenho recebido feedback de leitores relatando o que acharam e o que sentiram ao ler o livro e eu estou feliz porque ele está cumprindo com o objetivo programado por mim.



Nossos Romances: Quais são as suas expectativas em relação ao livro? Tudo aconteceu conforme planejado?

É um mundo muito novo para mim, desde a emoção, no dia do lançamento, a participação na Bienal do Livro, os feedbacks recebidos, as parcerias com os blogs, a leitura das primeiras resenhas elogiando o projeto, tudo tem sido muito gratificante. Ainda estou no início de divulgação do livro, através do boca a boca, uma vez que não é possível contar com a grande mídia; dessa forma, tudo ainda é uma incógnita mas, se depender da minha vontade e da vontade do personagem, nosso final será muito feliz juntos.

Nossos Romances: A obra é dividida em duas partes, sendo que na primeira parte o personagem principal da história é um livro! Então, conta para nós como surgiu essa idéia inovadora e sobre o processo de criação do livro?

Sempre fui uma pessoa criativa e com muitas idéias, a ponto de sempre andar com um bloquinho na bolsa ou no carro para registrar tudo de importante que passa pela minha mente, sempre ligada nos 200 volts.
A primeira parte, como já mencionado, veio como que “sussurrada” aos meus ouvidos em 1991 e, como sempre, eu as registrei. Na década seguinte, eu pensava, às vezes, em começar a desenvolver o projeto mas, por inúmeros motivos, acabava deixando de lado; só depois entendi que a segunda parte viria no momento certo. Durante esses anos, comecei a perceber que minha criatividade ia aflorando a ponto da história ir amadurecendo até chegar o momento de focar e começar a escrever. Tanto que, durante esse processo, eu ainda não tinha o final definido mas, conforme ia escrevendo a história, o final surgiu pronto na medida que ia digitando palavra a palavra e fiquei muito feliz com o resultado final. Hoje entendo que não preciso esperar tanto para escrever mas, naquela época, havia outras conquistas para batalhar e tudo aconteceu conforme as minhas escolhas.


Nossos Romances: Em seu livro você diz que a nossa vida é um caminho, uma grande aventura com momentos de pausa obrigatória em que devemos fazer escolhas. No entanto, como estar preparado para fazer nossas escolhas?

Posso dizer que não é fácil fazer escolhas, temos por hábito nos acomodar em nosso pequeno mundo e esperar que tudo venha até nós, mas estamos completamente errados, devemos ir ao encontro dos nossos desejos mais íntimos e lutar por eles mas, para isso, é necessário fazer nossas escolhas.
Essas escolhas são as mais variadas possíveis e, se realizadas, nos colocam em outros patamares, mudam a direção do nosso caminho. Ficamos acomodados à rotina, às mesmices do dia a dia, à nossa falta de sorte no amor, no trabalho, na vida em geral, mas somos nós que precisamos quebrar esse círculo vicioso e optar pela transformação, não basta querer algo, é preciso agir, é preciso fazer a escolha; às vezes, será um processo dolorido, mas o resultado final será sempre compensador.
A vida pede a cada um de nós, dia a dia, que façamos nossas escolhas mas, na maioria das vezes, estamos com a visão embaçada e não percebemos os sinais que insistem em chamar nossa atenção.



Nossos Romances: Quais as maiores facilidades e dificuldades que você teve ao escrever o livro?

Escrever um livro é um processo muito pessoal, é você e suas idéias diante de um computador que registra cada palavra que sai de você; depois, vem o processo de ler e reescrever, até achar o ponto ideal. Em particular em 2008, quando escrevi o livro, estava vivendo um momento muito difícil da minha vida, sem ter certeza até hoje do real motivo. Eu estava vivendo um processo de depressão que começou muitos anos antes e teve longos anos de duração. Não foi fácil encontrar ânimo para escrever, pois eu quase não tinha vontade de fazer nada; então, escrever naquele momento foi uma luta, foi uma dura escolha. Por isso, quando afirmo que nossa vida é feita de escolhas, vivi situações diversas onde escolher continuar ou desistir foram sempre muito presentes.

Nossos Romances: Escritores também são leitores! O quanto isso é importante para você? Está lendo algum livro atualmente? Qual?

Leio muito menos do que gostaria, uma vez que tenho a leitura obrigatória dos assuntos relacionados à minha área de trabalho, além de jornais e revistas de negócios. Mas sempre que posso estou lendo algo. Tenho muitos livros comprados e, ainda na prateleira esperando serem lidos e fico agoniada com isso, penso sempre no personagem. E uma outra lista gigante de livros que gostaria de comprar.
Nesse exato momento estou lendo “Clarice,” considerada a mais completa biografia de Clarice Lispector, escrita pelo norte-americano Benjamin Moser, ainda estou muito no começo, posso apenas adiantar que estou gostando do pouco que li.


Nossos Romances: Você é religiosa? Acredita em Deus?


É impossível imaginar esse nosso mundo, com todas as coisas que vemos e vivenciamos, sem acreditar em algo maior à frente de tudo isso. Sou religiosa a ponto de acreditar em Deus e conversar com ele todos os dias, como falo com vocês, agora. Para mim, Ele é um grande amigo e sinto sua presença o tempo todo. Só assim consigo encontrar minhas respostas.

Nossos Romances: Regina, você me disse que gosta muito de cinema. Poderia indicar alguns filmes para os leitores do Nossos Romances?

Sou apaixonada por cinema e será um prazer indicar alguns filmes. Os que indico abaixo são os mais recentes que não podem deixar de serem vistos.
Vocês verão pela relação que prefiro os cineastas autorais, todos os filmes abaixo aos imperdíveis.

  • A Fita Branca – Michael Haneke – 2009 – Vencedor da Palma de Ouro no festival de Cannes de 2009;
  • Bastardos Inglórios – Quentin Tarantino – 2009;
  • AntiCristo – Lars Von Trier – 2009;
  • Abraços Partidos – Pedro Almodóvar – 2009 – muito bom;
  • O segredo dos seus Olhos – Juan José Campanella – 2009 – Melhor filme estrangeiro – Oscar de 2009;
  • Mary e Max – Adam Elliot – 2009;
  • Vick Cristina Barcelona – Woody Allen – 2008.
    Nossos Romances: Podemos esperar um novo livro? Se sim, pode adiantar o assunto e a previsão de publicação?

    Tenho três sinopses prontas que considero bem legais para começar a escrever. O difícil será precisar esse início; como minha atividade principal demanda muito de mim, sobra pouco tempo para a literatura e ainda estou no processo de divulgação de “A Escolha de Cada Um” . Mas vocês podem esperar por algo bem legal, a única certeza que posso prometer é que não vou demorar tanto para escrever como foi esse primeiro. Talvez eu inicie por um projeto que vai contar a história de uma personagem jovem, que em uma viagem para a Europa e em visita a um determinado ponto turístico, vai começar a sentir reminiscências de uma vida passada, vivida na Idade Média.

    Nossos Romances: Aqui é seu espaço, sinta-se à vontade para deixar uma mensagem aos leitores do Nossos Romances.

    Quero pedir aos leitores do Nossos Romances que tiverem a oportunidade de ler meu livro e gostarem para usarem a Internet e divulgá-lo junto a sua rede de contatos.
    Como muitos de vocês sabem, não é fácil ser um autor em início de carreira no Brasil, não há nenhum apoio para a divulgação, quase tudo é por nossa conta, é um processo lento de boca a boca. E se cada um que curtir o livro ajudar nesse processo de divulgação, a mensagem contida nele poderá chegar a muito mais pessoas e de, alguma forma, fazer a diferença na vida de cada uma

    Nossos Romances: Obrigada Regina por ter prontamente concedido a entrevista ao Nossos Romances!

    ***
    Para saber mais sobre o livro e a autora:

    autora_aescolha@terra.com.br

    http://aescolhadecadaum2010.blogspot.com/

    http://twitter.com/ReginaMonge

    Um comentário: