sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Entrevista blog Fada dos Livros: http://fadadoslivros.blogspot.com/2010/10/entrevista-com-regina-monge.html

Entrevista com Regina Monge

08/10/2010


Entrevista de hoje com Regina Monge,um amor de pessoa,mega simpática,autora do livro A Escolha de Cada Um.

Quem é a Regina?
Gostaria de dizer,antes de mais nada,que é um prazer poder conceder essa entrevista ao blog Fada dos Livros e compartilhar um pouco da minha vida com todos os leitores que por aqui passam.Sou uma geminiana típica,com ascendente em Libra envolta nos mundo da comunicação e dos relacionamentos e sempre envolvida em várias coisas ao mesmo tempo,a curiosidade é a minha companheira do dia a dia.Adoro a experimentação da mudança,conhecer pessoas,trocar experiências,novos lugares,novos pratos....,tenho 43 anos e nasci no interior de São Paulo,num dos menores municípios do Estado,a estância turística de Águas de São Pedro.Saí de lá aos 21 anos e vim para São Paulo,onde vivo até hoje.Sou formada em Comunicação,com especialização em Propaganda e MBA em Marketing e trabalho,desde 1993 com essa atividade.Em 2009,finalizei um curso de extensão sobre História e Linguagem do Cinema, outra paixão,além da literatura e constituí minha própria agência,ainda em formação,e que requer toda a minha atenção neste momento.Para quem quiser visitá-la,o site éhttp://www.vertscomunicacao.com.br/

Como vc se tornou escritora?
Quando adolescente,entre os 12 e 15 anos,mesmo nascida em uma família simples,com pouco acesso à cultura,numa época em que a informação não era tão rápida como nos dias de hoje,comecei a escrever algumas poesias e a colecionar frases de grandes pensadores que,de alguma forma,tocavam meu espírito inquieto,desde aquela época.Mas não imaginava ser escritora,isso veio muitos anos depois,quando tive a ideia desse projeto.Em 1991,no meio do trabalho,tive a inspiração para a primeira parte do livro e registrei tudo;tenho guardadas,até hoje,as folhas já amareladas pelo tempo.Como era recém chegada à Capital,tinha muitas pendências a resolver,como faculdade,trabalho e os anos foram passando,sem tempo para escrever. E só em 2002 tive a ideia para a segunda parte;registrei,mas,também,ficou arquivada por outro tanto de tempo.Foi,então,no ano de 2008,que decidi escrever o livro;muitas coisas mudaram,desde os primeiros registros,mas o eixo principal se manteve intacto,desde o início.Após finalizar o projeto,no segundo semestre de 2008,enviei os originais para várias editoras e,em alguns casos,eu mal postava o original e,dois dias depois,recebia uma carta padrão,dizendo que o catálogo da editora para próximas publicações estava completo,para o próximo período de dois anos.Foi só no final de 2009 que consegui uma resposta positiva da Novo Século Editora,querendo publicar meu livro.Assinei um contrato com eles e,no início de 2010, revisei o livro para publicação e,no final de julho,ele foi lançado na livraria Saraiva.

Vc tem algum escritor(a)que te inspira?
Ao escrever o primeiro livro,ainda estamos buscando nosso estilo de colocar nossas idéias por meio de palavras no papel.Vem a publicação e começamos a receber os feedbacks;então,começamos a analisar as observações e exigências dos leitores.Uns pedem mais pormenores da trama e/ou dos personagens,outro um maior número de páginas...assim acontece um grande processo,como a construção.É uma grande descoberta estou encontrando meu próprio estilo.

Como é o seu contato com os leitores?
Utilizo a Internet com bastante freqüência,mas não tanto como gostaria,pela falta de tempo.Algumas ferramentas são novas e ainda estou aprendendo,ainda estou no início de divulgação do livro e tenho feito e recebido contato através dos blogs,twitter e e-mails.É gratificante ter uma relação tão próxima com as pessoas,tenho recebido excelentes feedbacks e espero receber ainda muitos contatos dos leitores.

Na sua biografia diz que surgiu a ideia da primeira parte do livro e vc memorizou-a por 10 anos,quando de repente,recebeu uma nova inspiração para a segunda parte.Fale nos sobre isso.
Aqui a história é longa (rsrsrsr)...eu já morava em São Paulo,no ano de 1991 e trabalhava na área de contabilidade,em uma indústria metalúrgica;era um ambiente de trabalho gostoso,porém muito tedioso,com uma rotina de atividades sem novidades,exceto as mudanças na legislação contábil.Eu sabia que aquele tipo de trabalho não combinava com a minha personalidade e,num dia de pouco trabalho,decidi escrever um livro.Nos dias seguintes,dei início a esse projeto.Agora vem uma parte que muitos de vocês,leitores,não vivenciaram;peguei algumas folhas de papel sulfite e comecei a datilografar em uma máquina de escrever manual.Computador,naquela época,ainda era raro em muitas empresas.Comecei a digitar as palavras que foram formando as frases e,essas,dando vida à história;quando percebi,já tinha o personagem principal da primeira parte.Escrevi umas trinta páginas e deixei arquivado por mais de uma década.Muitas coisas aconteceram em minha vida nesse período e,em 2002,num dia tranqüilo em casa,veio o impulso para retomar o projeto e,com ele,a inspiração para a segunda parte do livro,sem o final ainda definido.Registrei a ideia principal e arquivei o projeto por mais seis anos.Foi então,em 2008,que decidi finalizá-lo e recomecei a escrever.Muitas coisas mudaram,desde os primeiros registros,mas o eixo principal se manteve intacto,desde o início.Hoje entendo que não preciso esperar tanto para escrever,mas,naquela época,havia outras conquistas para batalhar e tudo aconteceu conforme as minhas escolhas.

O título A Escolha de cada um, dá a impressão de ser um livro de auto ajuda,gênero esse que poucos leitores apreciam. Como vc chegou a esse nome para o livro?
Encontrar um bom título é um grande desafio,talvez o maior para um escritor.Desde o início,esse título veio à mente de forma muito clara.Depois de terminar de escrever,tentei mudá-lo por outros,algumas vezes,mas voltei atrás por achar que ele completava as duas partes do livro.Tanto a primeira parte como a segunda, contam a história de personagens que precisam fazer escolhas para suas vidas ganharem sentido e passarem pelas transformações almejadas,daí a escolha do título.Cada leitor encontrará um pequeno toque de auto ajuda,se essa é sua busca.Ouso dizer que toda obra pode realizar essa missão,depende do olhar do leitor.O título pode remeter a essa interpretação,mas o livro é muito mais,é um romance muito lindo,com uma história original e muitos mistérios.

O livro além de mostrar fatos do nosso cotidiano,mistura surrealismo e espiritualismo,como surgiu a ideia de misturar esses dois últimos temas a história?
Quando decidi começar a escrever,quis que o meu livro levasse uma mensagem aos leitores e,de alguma forma,tocasse as pessoas,assim como aconteceu com você.Os projetos futuros serão implementados com esse mesmo objetivo.Não planejei misturar os temas,a história foi surgindo,na medida em que ia escrevendo e quando vi,o livro estava pronto desse jeito.Creio que ele mesmo escolheu ser assim.(rsrsrsr).

O livro nos ensina a se deixar permitir,por que só assim estaremos conspirando a nosso favor.Essa então,seria a escolha certa que deveríamos fazer?
Esse é ponto delicado de discussão,porque não é tão simples assim como parece.A cultura na qual fomos criados não nos preparou para ter auto estima elevada e acreditar em nossos sonhos e ideais,fato que se repete com essa nova geração.Para nós,todas as conquistas demandará muito esforço,e se não houver suor não terá valido a pensa,nos envergonhamos,em muitos casos,por ter um bom cargo dentro da empresa,ter um carro do último modelo ou,então,ficamos invejando a vida dos outros e esperando tudo cair do céu.A vida é um grande caminho a percorrer,com aventuras,prazeres,nem sempre nessa ordem e precisamos estar preparados para cada um deles.O como vamos viver esses momento é que é uma questão de escolhas, podemos prolongar um momento prazeroso dependendo de nossas atitudes e pensamentos,como podemos encurtar um momento com obstáculos.Precisamos estar conectados com o Universo e aprender a ouvi-lo; aí,sim,nossas vidas podem iniciar um ciclo de grandes transformações,porque estaremos aptos a permitir a aceitar todas as dádivas do Universo.Não basta formular todos nossos desejos ao Universo se não conseguimos perceber quando ele está sinalizando e enviando seus sinais a nós.Essa é a ideia! Aliás,a leitura do livro ilustrará mais esses acontecimentos.

Como é o processo de criação dos seus livros?
Esse é meu primeiro e único livro,por enquanto e,como mencionado anteriormente,o processo foi atípico, pela demora na elaboração.Confesso não ter conhecimento do processo de criação de outros autores mas o meu é mais ou menos assim.Tenho a inspiração da ideia principal,uma espécie de espinha dorsal.Quando tive a ideia dessa estrutura,eu não tinha o final para a história e comecei a escrever a primeira parte;ao mesmo tempo dei início à segunda.Conforme vou escrevendo,tenho a sensação de conviver com aqueles personagens,de fazer parte da história deles.E,quando me dei conta,o desfecho surgiu de forma surpreendente,até mesmo para mim.Parece simples,dizendo assim,mas é um processo lento e solitário,e muito gratificante,no final.

Quais são seus projetos futuros?
Tenho três sinopses prontas que considero bem legais para começar a escrever.O difícil será precisar esse início;como minha atividade principal demanda muito de mim,sobra pouco tempo para a literatura e ainda estou no processo de divulgação de “A Escolha de Cada Um”.Mas vocês podem esperar por algo bem legal,a única certeza que posso prometer é que não vou demorar tanto para escrever como foi esse primeiro. Talvez eu inicie por um projeto que vai contar a história de uma personagem jovem,que em uma viagem para a Europa e em visita a um determinado ponto turístico,vai começar a sentir reminiscências de uma vida
passada,vivida na Idade Média.

Quero te agradecer por ter me concedido essa entrevista e deixo aqui esse espaço,para vc falar o que quiser para os leitores.
Sou em quem agradece por esse momento de compartilhamento de experiências e idéias.Gostaria de encerrar com um pedido:se vocês tiverem a oportunidade de ler a “Escolha de Cada Um”,meu filhote primogênito,e gostarem do enredo,das mensagens e personagens,divulguem a seus familiares,amigos,a todos seus contatos na rede.Vamos ver se com essa corrente boca a boca ele possa atingir o maior número de pessoas e,assim,cumprir sua missão.Para quem quiser me escrever,para registrar sua opinião,perguntar algo, sugerir,deixo meu e-mail à disposição:autora_aescolha@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário