domingo, 3 de outubro de 2010

A Escolha de Cada Um

Resenha muito legal postada pelo blog Coffie and Movies


A Escolha de Cada Um de Regina Monge

Quando lemos um livro que é totalmente diferente de tudo, mais tudo mesmo o que lemos ficamos tão impressionados que temos que correr para indicar para alguém. Isso aconteceu com a leitura do livro A Escolha de Cada Um da escritora Regina Monge. O livro foi publicado pela Novo Século com o selo Novos Talentos da Literatura Brasileira. E podem ter certeza que esse livro já está na lista dos meus livros prediletos que li esse ano.


O livro é tão marcante, tão especial, que indiquei para a minha tia ela já está na metade da leitura. A Regina Monge enviou-me um exemplar do livro e eu fiquei muito feliz. A capa do livro é linda de um cuidado especial. Sendo assim, parabéns também para a Novo Século que está tendo essa visão inovadora e publicando a cada mês mais livros de autores nacionais.

Falar do livro em questão é um pouco difícil, já que como disse no twitter o livro é um tanto “peculiar”. Realmente é diferente e acredito piamente que esta tenha sido a “chave” para que tantas pessoas tenham gostado da leitura. O livro é dividido em duas partes (ou em dois momentos) a primeira parte é um ser inanimado contado sua própria história e a segunda parte é a história do livro em questão.

Quando o escritor J.Hubert falece indo para a Holanda em um acidente de carro, dois meses depois da publicação de seu novo livro tudo parece desmoronar. Não só por que o autor não teve tempo suficiente para aproveitar os comentários e críticas do livro. Mas sim, por que todos consideraram esse segundo livro do autor como a pior obra do ano.
J.Hubert há vinte anos tinha publicado seu primeiro livro que foi um grande sucesso não só no Brasil, como em todo o mundo. Ele começou a escrever com 59 anos e estava no auge do sucesso. Contudo antes de falecer J.Hubert desejava passar um tempo com sua mulher Helena, viajando e aproveitando o que felizmente ou infelizmente seu primeiro sucesso lhe renderá. Porém, Hubert resolveu ir viajar com sua mulher Helena por tempo indeterminando. Sendo assim, conhece muitos lugares te começa a obter grandes experiências. Contudo, quando Hubert mostra para sua esposa seu novo manuscrito de seu novo livro Helena o incentiva a voltar para o Brasil e a publicalo e como por força do universo Hubert acaba morrendo indo para a Holanda.

O livro acaba sendo esquecido e se sentindo triste, já que ele ver todos os seus colegas de prateleiras sendo vendidos e ele lá... Empoeirado pelo tempo. Até que um dia um senhor chamado Sr. Richard acaba o encontrando em meio há tantas prateleiras da livraria e o levando para casa. Sr.Richard não para de lê-lo nenhum segundo. E é nesse momento que a história desse livro injustiçado pela crítica começa a ser mudada.

2 Parte – Um Novo Tempo.

A Segunda parte do livro conta a história de Anna, uma executiva bem sucedida, contudo com uma vida muito infeliz e vazia. Anna perderá seu noivo quando jovem e desde então ela se fechou completamente para qualquer outra pessoa. Sua carreira vai muito bem, afinal ela acaba de ser promovida. Mas por que esse vazio tão grande em sua vida amorosa e sentimental. Seus pais que são muito protetores começam a indagar quando Anna poderá se relacionar com alguém de novo. Por que eles sabem que sua filha é uma moça de ouro e com certeza merece ser feliz.

Anna, repentinamente resolve fazer uma viajem antes de assumir seu novo cargo na empresa que trabalha (que é uma revista). E imediatamente ela escolhe dois lugares que chamam sua atenção há muito tempo. O primeiro lugar é Petra, na Jordânia, e lá ela acaba conhecendo um turista chamado John simplismente surpreendente, lindo, carinho e atencioso. Os dois se apaixonam loucamente e vivem semanas de amor e carinho. O segundo destino da viajem foi Paris, já que Anna ama a cidade reluzente e repleta de romance. E seu amado também a segue até lá. Até que os dois acabam tendo que se separar afinal, todos precisam voltar ao seu cotidiano

E quando Anna parte para voltar para o Brasil, acontece uma reviravolta em sua vida. Aconteceu quando chegou a Petra e agora está começando a acontecer algum novo e emocionante. Anna descobre que quando nos abrimos para novas possibilidades podemos conseguir tudo que desejamos e procuramos.


Regina Monge escreve com tanta destreza e quando começar a ler seu livro não conseguimos parar de jeito nenhum. Simplismente, não conseguiu largar o livro. Sendo assim terminei de lê-lo em uma tarde. Logo em seguida passei para minha tia
(que continua lendo) e muitas das vezes me pergunto se ela está demorando para terminar o livro se é por que ela está cansada mesmo ou se é por que ela quer aproveitar cada momento da história e eu descobri que é a segunda opção sendo assim fiquei muito feliz.

No livro eu amei vários personagens, não teve um em questão que eu não gostasse ou que não ficasse fascinada pela sua história de vida.

Os pais de Anna são tão atenciosos, tão bem sucedidos e ela teve tantas experiências tanto boas como ruins em sua vida. Que com certeza a chegada de John em sua vida mudou tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário