segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Resenha - A Escolha de Cada Um – Blog Animus Book

Sinopse: A Escolha de Cada Um nos ensina a reconhecer nossas limitações, nossos problemas, e nos impulsiona a ir ao encontro das soluções, buscar as oportunidades que a vida nos oferece. Alerta-nos para combatermos nossa inércia, nosso amortecimento, pois eles nos imobilizam, impedindo-nos de enxergar acontecimentos importantes. Esquecer o passado e ir em busca de nossos sonhos, nossos ideais. Ensina também que a existência continua, mostra um caminho iluminado, deixando-nos ver os obstáculos a superar. Dá a todos os mesmos direitos: à felicidade, ao sucesso, ao amor. Ele nos ensina a fazer escolhas. Escolhas certas. É um livro instigante, porque mistura realidade cotidiana com trechos totalmente surrealistas, História; e fala, acima de tudo, sobre o amor e seu poder de transformação.

ps: A sinopse acima é a encontrada na orelha do livro e não a da contra capa. O motivo é simples, a sinopse da contra capa possuía muitos spoilers da estória do livro, e para quem pretende se surpreender com a leitura não recomendo que a leia.

Posso dizer que conclui a leitura deste livro com um sorriso estampado no rosto! O livro é o total oposto do que eu imaginava que fosse. O título e a capa nos dão a impressão de ser um livro de auto ajuda, mas quando chegamos à última página conseguimos compreender o porquê dos elementos e das cores utilizados para a composição da capa e contra capa, e de auto ajuda não tem nada!

O livro é dividido em duas partes.

A "Parte 1" é narrada em primeira pessoa e por um objeto inanimado, um livro. Sim, o livro é narrado por outro livro, que muitas vezes fala diretamente com o leitor, o que eu particularmente achei bem interessante e divertido! Nesta parte temos uma visão diferente, a visão do livro, da sua criação, dos seus pensamentos e sentimentos.

"Uma experiência muito rica para mim foi acompanhar minha própria produção. Lembro-me de como surgi na imaginação de meu criador, e de todo o processo pelo qual passei na editora, para que fosse finalizada a minha concepção." Pág. 18

Com ele aprendemos a não desistir de nossos objetivos finais, que mesmo que as coisas não estejam exatamente como desejávamos, se nos empenharmos conseguiremos mudar o rumo das coisas e atingir nossos desejos, nossos sonhos.

"Minhas certezas são estes fatos e acontecimentos que estão pairando no ar: acontece qualquer coisa, com qualquer um. Basta acreditar, ser persistente, ter fé, estar preparado para quando a oportunidade passar, tendo a mão estendida para agarrá-la." Pág. 57

A primeira parte nos deixa curiosos para saber o conteúdo do tal livro que nos narra a estória, o que acontece nele para transformar as pessoas e libertá-las para novas experiências. Isto é revelado na "Parte 2", que conta a história de Anna, uma mulher madura e bem sucedida profissionalmente, mas que após uma grande tragédia em sua vida bloqueou seu lado afetivo.

A segunda parte do livro é narrada em terceira pessoa e em diversos momentos nos mostras flashbacks do passado de Anna, explicando os motivos de sua condição atual.

Nesta parte sentimos a força do Universo que conspira para nos dar o que desejamos no fundo de nossos corações, basta apenas acreditar, estarmos prontos para os sinais e tentarmos mudar nossas vidas.

A história de Anna é tocante, surpreendente, e possui um final totalmente inesperado! Não irei detalhá-la para não tirar de vocês a oportunidade de compreender o mundo de Anna e todos os acontecimentos desta linda história. Mas posso afirmar que me senti mais leve ao chegar ao final desta leitura, que deste livro tirarei algumas lições para aplicar em minha vida e assim melhora-la. E para vocês deixo um quote inspirador e apaixonado:

“Enquanto os lábios se encostavam, um forte arrepio percorreu seu corpo inteiro. Seus pés já não tocavam mais o chão, seu coração havia sido penetrado por uma flecha; de dentro, angústias e tristezas eram libertadas e evaporavam como poeira naquela noite.” Pág. 118

Pontos Negativos:

Quando há a continuidade das falas do mesmo personagem em parágrafos distintos não há uma marcação, como um travessão antes do parágrafo, ou então aspas " abertas no inicio dos parágrafos. Isto me confundia um pouco, tinham momentos que não sabia se era narração do livro ou se era parte da fala do personagem e tinha que reler a frase.

Também não há uma separação em capítulos, a única separação é a "Parte 1" e "Parte 2", o texto é corrido, sem ter nenhuma linha em branco para separar determinados momentos.

Para mim, estes dois fatores tornaram o livro um pouco cansativo, porém, a leitura é fluente.

Recomendo este livro principalmente para quem quiser refletir sobre sua vida, para quem não se sente completo, sente que lhe falta algo para ser totalmente feliz. O livro nos abre novas portas, novos caminhos, tudo depende da Escolha de Cada Um!

http://animusbook.blogspot.com/2011/08/resenha-escolha-de-cada-um.html

Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Gostei muito da resenha e não vejo a hora de ler o livro da Regina.
    Parabéns.
    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir